Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Berta Cabral realça “capacidade de comando das Forças Armadas em palcos internacionais” 
 
 
A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional recebeu a fragata NRP Álvares Cabral, que exerceu funções de navio-almirante da Força Naval da UE na Operação ATALANTA, durante quatro meses.
 

Perante toda a guarnição, composta por cerca de duas centenas de militares, Berta Cabral manifestou, esta quarta-feira, o “enorme orgulho por representar o Estado Português na recepção dos participantes de uma missão internacional inteiramente bem-sucedida” e que “demonstrou a capacidade de comando das Forças Armadas portuguesas em palcos internacionais, elevando o prestígio de Portugal”.

Por isso, a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional fez questão de saudar “os militares envolvidos, através do Comodoro Novo Palma, que comandou o EU NAVFOR na Operação ATALANTA, e do Comandante do navio, Capitão-de-mar-e-guerra Sobral Domingues”, representando nestes dois oficiais, “todos os que, direta e indiretamente, contribuíram para o êxito da missão, incluindo quem lhes forneceu a indispensável formação e a família de cada um”.

Na cerimónia estiveram presentes o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Araújo, o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes e o Comandante Naval, Vice-Almirante Monteiro Montenegro. Também estiveram os adidos militares do Brasil e de Moçambique, países representados como observadores nesta missão, que se prolongou por quatro meses.

Durante o Comando Português, além do combate à pirataria em toda a região do Corno de África, a Força Naval escoltou e protegeu 8 navios fretados pelo Programa Alimentar Mundial, viabilizando o transporte de mais de 21 mil toneladas de alimentos para a Somália, em socorro de 1,5 milhões de habitantes, conforme relatou o Comodoro Novo Palma num pormenorizado briefing.

Atualizado em: 21-08-2013 18:22 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer