Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Cenários de crise em teste durante o maior exercício naval em Portugal 
 
 
Participam neste exercício um total de doze navios nacionais e oito estrangeiros (de Espanha, França, Holanda e Alemanha).
 

O exercício CT-PH15/HPX15 engloba dois tipos de atividades com objetivos complementares criados para o treino de forças navais, no âmbito das operações anfíbias, e ainda a validação da doutrina experimental da NATO relativa às medidas de proteção de porto, cujo processo de desenvolvimento é liderado por Portugal.

Com o objetivo de proporcionar às forças navais, anfíbias e aéreas a manutenção dos seus elevados padrões de prontidão e interoperabilidade, bem como a coesão de todas as forças e comandos envolvidos, este exercício contribui significativamente na preparação das Unidades envolvidas.

Durante os trabalhos são também testadas e colocadas em prática todas as condutas e estratégias associadas às várias disciplinas da guerra naval, no âmbito da vigilância e interdição marítima, do desembarque anfíbio e das operações integradas no combate global contra o terrorismo e pirataria num cenário especialmente criado para o efeito, tendo em conta o ambiente internacional e as atuais ameaças difusas do mundo real.

O CT-PH15/HPX15 conta com a participação de um total de 4000 militares.

Atualizado em: 19-06-2015 11:58 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer