Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Portugal entrega antigo carro de combate à Polónia 
 
 
O veículo militar foi usado para combater os alemães na Segunda Guerra Mundial e tem um grande simbolismo para os polacos.

Portugal realizou esta semana aquela que era uma das aspirações mais emblemáticas da Polónia, a da obtenção de um exemplar do carro de combate “Cromwell”. Trata-se do mesmo modelo britânico que foi utilizado pelo exército polaco durante a Segunda Guerra Mundial e cujos veículos foram todos destruídos após a invasão das forças alemãs.

Foram feitas várias diligências e descobriu-se que havia em Portugal um desses exemplares, classificado como bem museológico do Exército Português, guardado no Regimento de Manutenção, no Entroncamento. Após as negociações, o Ministério da Defesa Nacional concordou em ceder o tão ambicionado exemplar às autoridades polacas.

Na cerimónia de entrega, decorrida no Regimento de Lanceiros N.º2, na Ajuda, o Embaixador polaco Bronislaw Misztal, visivelmente emocionado, foi claro quanto à importância e simbolismo desta oferta: “[Este veículo] não é apenas um pedaço de metal, é também um pedaço de história da Polónia”. Os dirigentes polacos sublinharam também a proximidade entre os dois países, lembrando o acolhimento que Portugal concedeu aos seus refugiados que acorreram a Lisboa durante a Segunda Guerra.

O carro de combate “Cromwell”, agora oferecido por Portugal, irá para a cidade de Poznan, onde será colocado num museu, no centro de treino militar daquela cidade.

Atualizado em: 15-06-2013 17:23 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer