Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Berta Cabral testemunha criação de Câmara Luso-Panamiana 
 
 
A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional assinou a ata de constituição da entidade que vai iniciar a dinamização das relações económicas bilaterais a partir da Cidade do Panamá.
 

Berta Cabral presidiu a um encontro de empresários portugueses estabelecidos no Panamá, reunidos esta manhã, com vista à criação da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Panamiana.

"Tudo o que os nossos empresários puderem fazer para o crescimento das empresas portuguesas no estrangeiro e das suas próprias empresas é um contributo muito importante para o nosso país", afirmou Berta Cabral. Acrescentou ainda que "o Governo está empenhado em apoiar a comunidade portuguesa no Panamá", nomeadamente no sentido de reforçar a representação diplomática neste país centro-americano.

A comunidade portuguesa tem cerca de três centenas de cidadãos registados no consulado, com forte incidência de madeirenses.

Aproveitando a inauguração dos voos Cidade do Panamá-Lisboa, rota que utilizou para regressar a Portugal, Berta Cabral sugeriu que os líderes da comunidade portuguesa também olhassem para a divulgação no nosso país das potencialidades do Panamá como local de acolhimento para investidores e jovens portugueses, atendendo às elevadas taxas de crescimento económico. "O aumento da presença portuguesa no Panamá será bom para todas as partes", defendeu a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional.

A constituição da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Panamiana resulta do esforço de estreitamento das relações bilaterais que levou o então Presidente da República do Panamá, Ricardo Martinelli, a visitar Portugal e à ida do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, ao país mais a sul da América Central, ambas as viagens no final de 2013. Os passos decisivos para a criação da Câmara foram dados já no início deste ano com o apoio do encarregado de negócios de Portugal no Panamá, Manuel Samuel, e do cônsul honorário, Edwin Vieira.

Atualizado em: 02-07-2014 15:44 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer