Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Berta Cabral preside a abertura do ano académico 2014/2015 do IDN 
 
 
A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional destaca a relevância deste Instituto, “uma estrela que norteia quem se preocupa com as questões de Segurança e Defesa em Portugal”.
 

“Dos investigadores, dos docentes, dos conferencistas, dos auditores, de todos os que dão corpo ao IDN neste ano académico 2014/2015, Portugal espera empenho redobrado e o brilhantismo de sempre”, afirmou a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, esta terça-feira, na Sessão Solene da abertura do ano académico 2014/2015 do Instituto da Defesa Nacional (IDN).

“Na linha da frente do conhecimento em estratégia, o Instituto da Defesa Nacional deve fazer render os talentos da nossa elite pensante, como, aliás, tem feito”, acrescentou Berta Cabral, dando dois exemplos recentes: o contributo “determinante” para a elaboração do Conceito Estratégico de Defesa Nacional e a organização do ciclo de debates TER ESTADO, em curso até abril próximo em diversos pontos do país, em que “o IDN está a dar mais uma prova da sua relevância no pensamento estratégico”.

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional aproveitou a ocasião para “recordar o trabalho realizado e as medidas implementadas na restruturação da política de Defesa Nacional e das Forças Armadas, através da designada reforma ‘Defesa 2020’. Ao caminhar para a fase final desta reforma, aproximamo-nos de uma realidade nova, com umas Forças Armadas mais modernas, mais operacionais e mais sustentáveis”, assegurou Berta Cabral.

O Instituto da Defesa Nacional ministra atualmente 14 cursos, além do Curso de Defesa Nacional, incluindo três pós-graduações. Anualmente são formados mais de 500 auditores, a par da produção de vários trabalhos de investigação e da oferta editorial compatível. No âmbito da divulgação, o IDN organizou no último ano 10 seminários e mais de 20 conferências.

Na Sessão Solene da abertura do ano académico 2014/2015, além da intervenção do Diretor, Major-General Vítor Viana, foi proferida a lição inaugural pelo Professor Doutor António Costa Silva, subordinada ao tema “A Geopolítica da Energia e a Segurança da Europa”.

Atualizado em: 25-11-2014 20:12 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer