Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Berta Cabral na tomada de posse do novo Presidente do Panamá 
 
A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional cumprimenta o novo Presidente da República do Panamá  
A governante regressou esta manhã no primeiro voo regular entre a Cidade do Panamá e capital portuguesa, operado pela TAP.
 

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional representou o Governo Português na cerimónia de tomada de posse do Presidente da República do Panamá, Juan Carlos Varela, realizada esta terça-feira no Estádio Rommel Fernández, na Cidade do Panamá.

No regresso a Portugal, Berta Cabral estreou a ligação cidade do Panamá-Lisboa, operada pela TAP-Air Portugal. A última etapa, da rota que parte da capital portuguesa em direção a Bogotá, na vizinha Colômbia, é o primeiro voo regular da operadora aérea nacional com escala no Panamá.

O relacionamento entre Portugal e o Panamá tem conhecido um significativo incremento desde as visitas do Primeiro-Ministro português, Pedro Passos Coelho, a este país da América Central e do então Presidente panamense, Ricardo Martinelli a Portugal, ambas em 2013. 

O iminente alargamento do Canal do Panamá, previsto para o final de 2015 e que duplicará a atual capacidade de transporte de carga via marítima nas importantíssimas rotas entre o Pacífico e o Atlântico, envolvendo 80 países, valorizará muito o potencial do Porto de Sines.

O volume de negócios entre os dois países  foi de cerca de 20 milhões de euros em 2013, com uma tendência de crescimento. Em 2012, foram mais de 120 a empresas portuguesas que exportaram para o Panamá e existem algumas a operar no país, inclusivamente na construção do alargamento do Canal, ampliando muito a comunidade portuguesa com a migração temporária de trabalhadores.

Atualizado em: 02-07-2014 15:45 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer