Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Berta Cabral fala da diplomacia exercida pelo MDN 
 
 
Casos concretos do universo do Ministério da Defesa Nacional foram apresentados como “bons exemplos de operacionalização de uma diplomacia de segurança e de defesa”.

“Por cada euro gasto em Defesa, muitos se ganham nos fóruns internacionais, no prestígio do país e nas exportações realizadas”, afirmou a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional esta quinta-feira, no encerramento da 4.ª edição do Seminário “Diplomacia para o Século XXI”, dedicado ao tema “Diplomacia, Segurança e Defesa”, organizado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa.

“A Defesa recusa ser vista como um sector consumidor de recursos”, frisou Berta Cabral, que baseou a sua intervenção na operacionalização da diplomacia de segurança e de defesa, fornecendo vários exemplos da contribuição do Ministério da Defesa Nacional para a diplomacia, “na defesa dos interesses de Portugal”.

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional referiu a importância da ação dos militares da Cooperação Técnico-Militar no reatamento e intensificação das relações “com países que, agora, se olham como irmãos”.

Além de outras iniciativas mais óbvias, incluindo os contributos para a segurança regional, os acordos de cooperação bilaterais e multilaterais assinados com países de vários continentes e também a rede de adidos militares, as Forças Nacionais Destacadas e a recente operação na ilha do Fogo (Cabo Verde) foram mencionadas como “missões no exterior onde está sempre presente a preocupação de mostrar ao mundo aquilo que sabemos fazer e aquilo que podemos fazer, muito além do âmbito estritamente militar”, acrescentou Berta Cabral.

O Seminário de Outono no Auditório Professor Óscar Soares Barata, no ISCSP, contou com a participação de diversos especialistas, com a intervenção de abertura a cargo de Jaime Gama, ex-Presidente da Assembleia da República e ex-Ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros.

Atualizado em: 15-12-2014 17:52 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer