Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Forças Armadas Portuguesas prestam apoio humanitário em Cabo Verde 
 
 
A guarnição da fragata Bartolomeu Dias realizou uma ação de apoio humanitário à população de Tarrafal de Monte Trigo, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.
 

Numa localidade de difícil acesso por terra e com cerca de 900 habitantes, os militares portuguesas desenvolveram várias ações que incluíram a recuperação e pintura de uma escola primária, o rastreio médico-sanitário junto da população local e a revisão e manutenção técnica de motores de embarcações de pesca locais.

Nesta ação, que decorreu na ilha de Santo Antão, participou uma equipa multidisciplinar de 40 militares portugueses, com valências nas áreas médico-sanitária, mecânica e de apoio geral.

Esta iniciativa, planeada e coordenada com as autoridades cabo-verdianas, foi enquadrada no âmbito da cooperação técnico-militar entre Portugal e Cabo Verde e contou também com a participação de uma equipa de socorrismo cabo-verdiana, embarcada para o efeito.

Na escola João Madeira, onde estudam mais de oitenta crianças, com idades compreendidas entre os 6 os 12 anos, foram realizados trabalhos de beneficiação, designadamente a pintura geral do edifício e várias reparações elétricas. No final foi ainda oferecido material de apoio escolar.

Na vertente médico-sanitário, foram realizadas cerca de quarenta e cinco consultas de clínica geral, de rastreio de doenças e o consequente aconselhamento médico e sanitário.

Na área da mecânica, foram efetuadas revisões técnicas e reparações a motores fora de borda de embarcações de pesca, acompanhadas de ações de formação viradas para situações futuras de diagnóstico, manutenção e reparação das avarias mais previsíveis.

A fragata Bartolomeu Dias, comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo, tem a bordo 172 militares da Marinha Portuguesa e militares convidados de outras nacionalidades.

O navio português, que largou de Lisboa no passado dia 2 de março, realizou até ao momento várias ações de cooperação técnico-militar com São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde, tendo participado ainda nos exercícios internacionais OBANGAME 2015 e SAHARAN EXPRESS 2015, no Golfo da Guiné e ao largo da África Ocidental, respetivamente.

 

Atualizado em: 06-05-2015 08:22 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer