Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Apresentação do Programa “Mar Seguro” 
 
 
A apresentação do programa foi feita esta sexta-feira em Leça da Palmeira, em Matosinhos.

Durante a apresentação do programa "Mar Seguro", que decorreu no auditório da Administração dos Portos do Douro e Leixões, o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco relembrou as baixas “taxas de mortalidade” que o País tem “em termos de segurança balnear”.

Durante o discurso que proferiu na cerimónia, o responsável pela pasta da Defesa Nacional afirmou que pretende “posicionar Portugal no ranking mundial da vanguarda da segurança marítima”.

Para o ministro da Defesa Nacional o programa "Mar Seguro", agora apresentado, “vai ao encontro de uma linha de ação" que o Governo desenvolveu desde o início do mandato, que procura garantir “salvar mais e melhor”, contribuindo assim para o “crescimento sustentado da economia”.

Neste sentido, este programa tem como objetivo sensibilizar a comunidade piscatória para que esta passe a ter “maior capacidade de desenvolver a sua atividade profissional com maior segurança, na certeza de que essa segurança é uma responsabilidade de todos”.

José Pedro Aguiar-Branco destacou ainda o empenho das Forças Armadas, que em articulação com outras entidades, conseguiu só este ano realizar “330 ações de busca e salvamento” e concretizar o “salvamento de 203 vidas humanas”. O responsável pela pasta da Defesa Nacional referiu igualmente que é importante “ter mais capacidade operacional”, evitar a duplicação de meios e aumentar a “eficiência dos já existentes”.

O Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Luís Macieira Fragoso, também presente na cerimónia, ao usar da palavra relembrou que "o esforço de diminuição da sinistralidade de quem anda no mar é um trabalho diário" e que o programa "Mar Seguro" é um "incremento da cultura de segurança" marítima, através da "sensibilização da comunidade piscatória para o cumprimento das regras de segurança".

A promoção de uma cultura de segurança mais presente para todos os que andam no mar é um outro objetivo do programa, estando contempladas diversas ações de sensibilização para a “prudência” e “cidadania marítima”.

Atualizado em: 25-07-2015 01:30 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer