Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Evocações do Centenário da I Guerra Mundial 
 
 
Os eventos que assinalam o Centenário decorrerão durante os anos 2014-2018 e serão tutelados pela Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da 1ª Grande Guerra, criada para o efeito por despacho do Ministro da Defesa Nacional.

Decorreu no Museu Militar de Lisboa a cerimónia oficial de apresentação do programa das Evocações da I Guerra Mundial, cujo centenário se assinala em 2014, com diversos eventos a decorrer ao longo do período 2014-2018. A cerimónia, presidida pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e pela Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, contou também com a presença do ex-ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, tendo este proferido uma palestra sob o tema “Portugal na Grande Guerra”.

No seu discurso, Berta Cabral chamou a atenção para uma das lições que este conflito nos deixou, a de nos “relembrar os erros cometidos que levaram ao desencadear da 1ª Grande Guerra, e os erros não corrigidos, que nos levaram a uma segunda Guerra Mundial.”

Seguiu-se uma visita à Sala da Grande Guerra, o local museológico onde estão expostos inúmeros artefactos e várias obras de arte que assinalam a participação portuguesa no conflito, bem como referências biográficas e o espólio militar de alguns dos militares mais destacados.

O momento foi também aproveitado para anunciar a criação do site institucional das evocações - www.portugalgrandeguerra.defesa.pt - , que irá disponibilizar vários documentos iconográficos que testemunham a presença dos militares portugueses no conflito.

TEASER DO CENTENÁRIO DA I GUERRA MUNDIAL

 

Atualizado em: 22-05-2013 12:11 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer