Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Exército realiza trabalhos de prevenção aos fogos em Castelo de Vide  
 
 
A ação insere-se no Plano de Atividade Operacional Civil 2015.
 

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, visitou, esta manhã, a frente de trabalhos do Regimento de Engenharia nº 1 do Exército, a decorrer no Parque Natural da Serra de São Mamede, em Castelo de Vide. A ação consiste na beneficiação e alargamento do caminho dos Marrões, para facilitar o acesso ao local dos carros de bombeiros, em caso de incêndio.

Após um briefing sobre os trabalhos em curso, que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Castelo de Vide, José Pedro Aguiar-Branco referiu que este tipo de “missões de interesse público”, nas quais as Forças Armadas estão envolvidas, carecem de visibilidade nacional, ainda que as populações locais e as autarquias tenham uma maior perceção de “proximidade” e “uma grande relação de confiança e interação” com os militares.

O ministro da Defesa Nacional acrescentou ainda que a questão do “duplo-uso” dos recursos é hoje “uma doutrina prioritária que as Forças Armadas desejam assegurar”, em prol de “uma gestão mais rigorosa”.

No âmbito da preservação ambiental, o titular da pasta da Defesa nacional destacou também a interação existente entre os ministérios da Defesa, da Agricultura e da Administração Interna e que tem levado “em benefício do interesse nacional” a atingir bons resultados.

“A Defesa Nacional faz-se para lá das nossas fronteiras mas também dentro de portas, na defesa da nossa identidade, de uma forma articulada e patrimonial das florestas e do nosso património edificado”, frisou.

Também o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, classificou esta intervenção como de “importância vital”, na medida em que irá permitir construir uma acessibilidade estratégica em defesa da biodiversidade da região.

Os trabalhos de beneficiação e alargamento do caminho dos Marrões, em Castelo de Vide, tiveram início em 2 de fevereiro e estendem-se até 12 de junho. Estão envolvidos, nesta ação, diversas viaturas de engenharia e cinco militares, numa área total de intervenção de 1450 metros e com desníveis de 115 metros.

Atualizado em: 08-04-2015 10:24 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer