Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Aguiar-Branco encerra seminário sobre cooperação na área da Segurança e Defesa entre Espanha e Portugal 
 
 
José Pedro Aguiar-Branco esteve em visita a Espanha a convite do seu homólogo.

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco encerrou, esta manhã, o Seminário "Relanzar la cooperación hispano-portuguesa en seguridad y defensa", promovido pelo Real Instituto Elcano, na Asociación de la Prensa de Madrid.

O seminário teve como objetivo discutir as possibilidades de cooperação entre Espanha e Portugal nas áreas da Segurança e Defesa no contexto europeu, regional e do eixo Atlântico.

Estiveram presentes representantes de institutos e especialistas de ambas as nacionalidades com o intuito de discutir e desenvolver propostas para que os países ibéricos possam melhorar e aprofundar a cooperação existente tendo sido apresentadas as conclusões dos trabalhos no final do evento.

Após o seminário e já na Embaixada de Portugal em Madrid, decorreu uma cerimónia em que José Pedro Aguiar-Branco impôs a Condecoração da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, ao ministro da Defesa de Espanha, Pedro Morenés.

Em declarações aos jornalistas o ministro da Defesa Nacional considerou "determinante" que a União Europeia tenha uma política de segurança marítima "mais consistente e focalizada" no mediterrâneo, acrescentando que Portugal vai defender isso mesmo, juntamente com Espanha, no próximo Conselho Europeu.

"Agora vemos que a ameaça a Sul é também prioritária. Nós temos trabalhado no seio da NATO, no sentido de que todas as medidas de prontidão tenham também capacidade de resposta para as ameaças que venham do Sul - isso foi reconhecido e aceite nas conclusões da própria cimeira de Gales. Na União Europeia há consciência de que, na estratégia de segurança marítima, a fronteira Sul é prioritária", disse.

Atualizado em: 16-06-2015 18:08 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer