Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Visita a Cabo Verde: Ministros da Defesa assinam Programa-Quadro de Cooperação 2017-2021 
 
 
Ministros da Defesa de Portugal e Cabo-Verde assinam Programa-Quadro de Cooperação 2017-2021

“O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, das Comunidades e da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, assinaram esta segunda-feira o Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa entre Portugal e Cabo Verde para o período de 2017-2021.
 
Esta iniciativa enquadra-se na IV Cimeira Luso-Caboverdiana, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e pelo seu homólogo José Ulisses da Silva, no decurso da qual, os Primeiros-Ministros assinaram o Programa Estratégico de Cooperação 2017-2021. Foram ainda celebrados 12 instrumentos bilaterais entre os governos dos dois países, nomeadamente o acordo em matéria de defesa.
 
O Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa assinado pelos Ministros José Azeredo Lopes e Luís Filipe Tavares visa contribuir para a capacitação das Forças Armadas de Cabo Verde na produção de estabilidade e segurança através do apoio à sua estrutura superior e ao desenvolvimento de atividades que contribuam para reforçar a segurança e a autoridade do Estado no mar.
 
Neste acordo, Portugal e Cabo Verde declaram que impulsionarão a assistência mútua no âmbito da área de busca e salvamento, enunciam os compromissos de desenvolver ações no domínio da segurança marítima, nomeadamente através da presença de meios navais e aéreos, fiscalização conjunta e troca de informações entre os centros com responsabilidade de monitorização e de operações neste domínio, assim como o de promover o ensino e formação militar de alunos cabo-verdianos.
 
Azeredo Lopes visitou Cabo Verde nos passados dias 2 e 3 de dezembro para encerrar a presidência portuguesa do grupo G7++ Grupo de Amigos do Golfo da Guiné. Durante a sua visita, os Ministros da Defesa fizeram uma avaliação e um balanço das diferentes atividades de cooperação em matéria de defesa no encontro bilateral.
 

Atualizado em: 20-02-2017 20:15 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer