Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Vikings chegam ao Museu da Marinha com mais de 600 peças 
 
 
O Museu de Marinha apresenta ao público, pela primeira vez em Portugal, a partir de dia 18 de abril, a mais completa exposição dedicada aos “Vikings - guerreiros do mar”.
 

O Presidente da República, o Ministro da Defesa Nacional e o Secretário de Estado da Defesa Nacional estiveram presentes, esta segunda-feira, na inauguração da mais completa exposição temporária dedicada aos Vikings. O Museu da Marinha apresenta ao público a exposição “Vikings - guerreiros do mar”, composta por mais de 600 peças originais provenientes do Museu Nacional da Dinamarca.

Durante a cerimónia de abertura, o Embaixador da Dinamarca em Portugal teceu elogios tanto à qualidade da exposição, como à rapidez com que a Marinha e o Museu de Marinha desenvolveram o projeto. Também o Presidente da República congratulou a exposição, que classificou de “notável”, atestando o “valor singular deste contributo para a identidade nacional”, através deste grandioso “repositório de história, de cultura e civilização”.

É “importante trazer ao museu as escolas”, apelou Marcelo Rebelo de Sousa, considerando que os jovens não podem perder esta “oportunidade que é única, pelo acervo monumental aqui visível, mas sobretudo porque tem o apelo do mar”. Para o Presidente da República esta exposição é “um ensejo para aprimorar e aprofundar a mentalidade marítima do nosso país”.

“Não há português que não admire a Marinha Portuguesa e não há português que não incorpore na sua identidade o mar, porque o mar é um traço da nossa identidade nacional”, concluiu o Presidente da República.

O Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Silva Ribeiro, destacou a história e o património do museu, informando os presentes que “desde 1863 que o Museu da Marinha tem edificado progressivamente um relevante acervo da cultura marítima portuguesa”, contribuindo para a “divulgação da pesquisa e dos conhecimentos relacionados com o mar, na conservação, restauro e difusão dos objetos, utensílios e instrumentos marítimos, bem como no fomento dos hábitos corporais e mentais marítimos de valor nacional”.

A “Marinha orgulha-se do esforço que o seu Museu fez para trazer ao País, uma importante coleção de testemunhos relacionados com as atividades marítimas dos Vikings e pelo facto desta magnífica exposição prestar mais um serviço cultural a quem como o nosso lema expressa, nos honramos de servir a Pátria e os Portugueses”.

“Vikings - guerreiros do mar” estará em exposição até ao próximo mês de novembro, na sala “Henrique Maufroy de Seixas” do Museu da Marinha, das 10H00 às 18H00 todos os dias, exceto no dia 1 de maio.

Atualizado em: 19-04-2017 09:59 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer