Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Tomada de Posse do novo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho presidiu, hoje, à tomada de posse do novo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, o Tenente-General Guerra Pereira
 

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho presidiu, hoje, à tomada de posse do novo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, o Tenente-General Guerra Pereira, numa cerimónia que contou também com a presença da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto e do Chefe de Estado-Maior do Exército (CEME), General Nunes da Fonseca.

Na presença dos Vice-Chefes dos ramos das Forças Armadas, da estrutura superior do Exército, dos dirigentes do Ministério da Defesa e de inúmeras autoridades civis e militares, o Ministro da Defesa afirmou que desde que iniciou o seu mandato foi já “possível desenvolver algumas certezas” sobre a “excelência da qualidade dos recursos humanos, os homens e as mulheres que servem o Exército e as outras componentes das nossas Forças Armadas”.

“No topo do triângulo hierárquico, mas também em todas as outras partes das instituições militares, encontrei pessoas dedicadas, com elevado grau de formação, profissionalismo irrepreensível e um compromisso ético profundo”, destacou Gomes Cravinho.

Para o Ministro da Defesa, a cerimónia de hoje, realizada no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional, traduz-se no “compromisso para sublinhar, de forma pública e inequívoca, a importância e relevância de um dos cargos cimeiros das nossas Forças Armadas”, referindo ainda, que a nossa “sociedade tem de vir conhecer as Forças Armadas”.

“Somos todos chamados – decisores políticos, chefes militares, militares e sociedade civil – a reforçar os elos fundamentais do contrato de confiança entre as Forças Armadas e o povo português”, afirmou o Ministro da Defesa.

O titular da pasta da defesa aproveitou ainda a ocasião para manifestar a quem cessou funções, Tenente-General Fernando Serafino, o seu reconhecimento pela “dedicação, competência e profissionalismo com que exerceu os mais variados cargos ao longo da sua carreira”, demonstrando sempre as suas “elevadas qualidades humanas e competência profissional” ao serviço do Exército, das Forças Armadas, da Defesa Nacional e do País.   

Dirigindo-se ao novo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, o governante destacou o percurso profissional do Tenente-General Guerra Pereira, que o “qualifica para desempenhar de forma ímpar o cargo de Vice-Chefe” e, que sob a orientação do CEME, “reforçará o desígnio de rigor e de excelência para superar os desafios que terá pela frente”.

O Tenente-General Rui Davide Guerra Pereira, nasceu em Lamego, tem 56 anos de idade e 38 anos de serviço. Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército e das Forças Armadas. Destacam-se o desempenho dos cargos de Assessor e Ajudante de Campo de 1996 a 1997 no Gabinete do CEME e, posteriormente Adjunto do General CEME de 2005 a 2006. De 27 de dezembro de 2017 até ao ato de posse, foi o Comandante das Forças Terrestres.

A nível internacional, participou na missão da SFOR da NATO na Bósnia Herzegovina como 2º Comandante do 2º BIMec/SFOR e, esteve colocado em Valência - Espanha como Deputy Commmander do NRDC, desde 13 de janeiro de 2017 a 26 de dezembro de 2017.

Da sua folha de serviços constam 17 louvores e possui, ainda, várias condecorações de que se salientam, os Graus de Comendador e de Grande Oficial da Ordem de Avis, as duas Medalhas de Ouro de Serviços Distintos, as cinco Medalhas de Prata de Serviços Distintos, as Medalhas de 1ª, 2ª e 3ª Classe de Mérito Militar, a Medalha de D. Afonso Henriques de 1ª Classe, as Medalhas de Ouro e Prata de Comportamento Exemplar, as Medalhas Comemorativas das Comissões de Serviços Especiais das Forças Armadas, e as Medalhas da NATO, do Exército Italiano e do Exército Francês relativas à SFOR, Bósnia Herzegovina. 

Atualizado em: 05-12-2018 09:34 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer