Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Tomada de Posse do Primeiro Comandante do Instituto Universitário Militar 
 
 
Azeredo Lopes presidiu à tomada de posse do Vice-almirante Edgar Marcos de Bastos Ribeiro.
 

“Ano e meio após a sua criação, damos um passo determinante na implementação do Instituto Universitário Militar (IUM), ao ser empossado o seu primeiro Comandante, dotado dos pergaminhos que resultam da sua longa experiência profissional na área do pessoal, e, mais recentemente, no Comando da Escola Naval”, afirmou o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, na cerimónia de tomada de posse do Vice-almirante Edgar Marcos de Bastos Ribeiro.

O Ministro da Defesa Nacional considerou “gratificante poder testemunhar eventos, que, certamente, se constituirão como marcos na vida da Instituição Militar”. Para Azeredo Lopes, “o IUM constitui-se um exemplo no âmbito da cooperação entre os ramos das Forças Armadas e a GNR, resultando na racionalização de recursos e no desenvolvimento de conhecimento na área das ciências militares, sempre com respeito pelos princípios e valores fundamentais da Instituição Militar.”

Azeredo Lopes aproveitou a cerimónia para fazer um ponto da situação do Ensino Superior Militar, no qual esta instituição representa “uma trave mestra”. O ministro sublinhou que “o projeto do IUM permitiu potenciar a outro nível as sinergias entre os diversos estabelecimentos de ensino, designadamente no que respeita à docência e, simultaneamente, iniciar a integração da especificidade do Ensino Superior Militar no quadro do Sistema Educativo Português”.

No seu balanço sobre a evolução do Ensino Superior Militar, o Ministro da Defesa destacou a “definição de ‘ciências militares’ - pela primeira vez concretizada em diploma legal”, bem como “o estabelecimento de órgãos de governo e de conselho adaptados aos princípios da hierarquia militar”, a “definição da autonomia das unidades orgânicas de ensino” e “o reconhecimento dos docentes especialistas na área das ciências militares, numa fase que antecede a implementação do doutoramento nesta área”.

O Vice-almirante Edgar Marcos de Bastos Ribeiro foi promovido ao posto atual em abril de 2016. Ao longo da sua carreira prestou serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgãos em áreas ligadas à componente operacional, logística, ao pessoal à formação e ao Estado-Maior. Destacam-se o desempenho dos cargos de Chefe de Divisão de Logística do Estado-Maior da Armada, de Diretor do Serviço de Formação e o de Comandante da Escola Naval, que exerceu até 28 de abril de 2016.  

A nível internacional, integrou, nos anos 90, a operação “Determined Force”, no Mar Adriático e participou no processo de paz na Guiné-Bissau. Serviu também entre 2005 e 2008 na Representação Militar de Portugal junto da NATO e da União Europeia. Ao longo da sua carreira recebeu vários louvores e foi condecorado com as medalhas de Serviços Distintos-prata, de Mérito Militar de 1ª e 2ª classes, de comportamento exemplar, ouro e Cruz Naval de 3ª classe.

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na tomada de posse do comandante do Instituto Universitário Militar

 

Atualizado em: 25-05-2016 10:14 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer