Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Submarino NRP Arpão regressa à Base Naval de Lisboa 
 
 
Regressou ontem a Lisboa o NRP Arpão que integrou a Operação Active Endeavour e o exercício internacional Noble Mariner no Mediterrâneo, após ter largado da Base Naval de Lisboa em 28 de agosto.

A bordo do Arpão seguia o Ministro da Defesa Nacional, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Evangelista Esteves de Araújo e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.

José Pedro Aguiar-Branco fez questão de marcar presença na chegada de mais uma missão internacional das Forças Armadas e salientou a importância da “capacidade submarina” do nosso país e "permitir que Portugal possa participar a este nível numa operação, que é uma operação também estruturante, no combate à pirataria, na participação na nossa complementaridade em termos de operações NATO, no cumprimento dos nossos compromissos a nível da Aliança Atlântica”.

A Operação Active Endeavour é uma operação da NATO no Mediterrâneo, centrada na campanha internacional de combate ao terrorismo. Tem como objetivo a condução de operações navais e aéreas, no Mediterrâneo, incidindo na dissuasão, defesa e proteção contra atividades associadas ao terrorismo.

O exercício Noble Mariner é um exercício naval que tem por objetivo a preparação e a certificação operacional das NATO Response Forces para o seu empenhamento em cenários reais, seja em operações de carácter essencialmente militar, seja em operações de apoio humanitário ou assistência a populações civis.

O Arpão tem uma guarnição que conta com 33 militares, dos quais 7 são oficiais, 10 sargentos e 16 praças. O submarino atinge uma velocidade máxima de 20 nós e garante uma autonomia máxima de 45 dias, possuindo capacidade para lançar mísseis, de defesa aérea e luta de superfície e capacidade para lançar torpedos de luta de superfície e subsuperfície.

Recorda-se que Portugal possui a maior área marítima da Europa e a 11ª a nível mundial à frente de países como a China e a India.

Ver Fotos

 

Atualizado em: 19-11-2012 16:25 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer