Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Secretário de Estado da Defesa Nacional visita militares da Força Aérea destacados em Sigonella, Itália 
 
 
O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, visitou os militares portugueses destacados na Base Naval de Sigonella, Sicília – Itália, a 26 de maio de 2016.

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, visitou os militares portugueses destacados na Base Naval de Sigonella, Sicília – Itália, a 26 de maio de 2016.

Portugal está presente nesta Unidade com dois destacamentos da Força Aérea: uma aeronave P-3C Cup+ da Esquadra 601 – “Lobos” no âmbito da operação SOPHIA da EUNAVFOR MED; e uma aeronave C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes”, no âmbito da operação FRONTEX.

Nesta visita estiveram também presentes o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, o Chefe do Estado-Maior da Armada Portuguesa, o Comandante do Comando Aéreo em Exercício e o Diretor-Geral da Autoridade Marítima Nacional​.

Ambas as Forças Nacionais Destacadas, representadas pela Força Aérea Portuguesa, têm como objetivo colaborar no controlo à imigração ilegal através do empenhamento de meios aéreos e tripulações qualificadas para o efeito.

A crise migratória no Mediterrâneo, ou crise de refugiados na Europa como é vulgarmente conhecida, agravou-se em 2016, sendo atualmente considerada pela Organização das Nações Unidas como uma situação crítica da Humanidade. Deve-se, essencialmente, ao aumento constante de refugiados que pedem asilo e aos migrantes que partem sobretudo de África e do Médio Oriente para países europeus, em busca de melhores condições sociais e económicas. É já considerada a maior crise de refugiados após a II Guerra Mundial.

Atualizado em: 27-05-2016 20:56 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer