Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Sea Watch: 28 viaturas prontas para garantir “presença mais significativa em praias não vigiadas” 
 
 
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) recebeu 28 viaturas Amarok, esta segunda-feira, no Padrão dos Descobrimentos no âmbito do projeto “Sea Watch” organizado em parceria com a Volkswagen.
 

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) recebeu 28 viaturas Amarok, esta segunda-feira, no Padrão dos Descobrimentos no âmbito do projeto “Sea Watch” organizado em parceria com a Volkswagen. Estas viaturas vão melhorar a segurança da costa, garantindo “uma presença muito mais significativa em praias não vigiadas”, afirmou o Secretário de Estado da Defesa Nacional durante a entrega.

Segundo o diretor do Instituto Nacional de Socorros a Náufragos, Comandante José Gouveia, o projeto, que vai na oitava edição, “tem permitido salvar muitas vidas, socorrer mais pessoas e ajudado a encontrar muitas crianças sendo por isso uma mais-valia como reforço, que complementa as capacidades dos operacionais e mostra que é possível criar parcerias positivas entre o sector público e o sector privado.”

A época balnear arranca este ano a 1 de maio, mais cedo do que em 2017, prolongando-se até 15 de outubro. Marcos Perestrello informou que está prevista a realização de "mais cursos de Nadadores Salvadores até junho do que aqueles que foram realizados no ano passado". Haverá, por isso, mais 504 nadadores salvadores a vigiar a costa portuguesa.

O Secretário de Estado da Defesa Nacional alertou ainda para a necessidade de cautela por parte dos banhistas uma vez que "a generalidade dos acidentes não decorre exatamente de afogamentos, mas sim de congestões ou choques térmicos", informou.

O “Sea Watch” foi lançado em 2011, com o apoio da Siva Portugal, que efetua a cedência, durante a época balnear, de 28 carrinhas Volkswagen, do modelo Amarok, preparadas para assistência a banhistas e socorro a náufragos.

A cerimónia, presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, contou com a presença do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Mendes Calado, do Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima, Vice-Almirante Luís Sousa Pereira e do Presidente do Conselho de Administração da SIVA, João Pereira Coutinho. 

Atualizado em: 15-05-2018 12:05 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer