Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Sagres, 75 anos a navegar 
 
 

 

O navio-escola “NRP Sagres”, da Marinha Portuguesa, comemorou no dia 30 de outubro 75 anos. Foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de "Albert Leo Schlageter". Em 1945, o “Albert Leo Schlageter”, danificado durante a guerra, foi capturado em Bremerhaven pelas forças americanas e posteriormente cedido ao Brasil, em 1948. Em 1962 Portugal adquire-o ao Brasil para substituir o então N.E. Sagres, foi aumentado ao efectivo da marinha portuguesa a 8 de Fevereiro de 1962, em cerimónia realizada no Rio de Janeiro. No dia 25 de Abril largou do Brasil e chegou a Lisboa a 23 de Junho.

O seu nome leva-nos até ao tempo de D. Henrique, o Navegador, que em 1435 fundou em Sagres a primeira escola de navegação de que se tem conhecimento na Europa. A sua figura de proa é precisamente a do Infante, numa homenagem à personagem histórica que mais contribuiu para a lendária época dos Descobrimentos.

O NRP Sagres é um dos maiores e mais belos veleiros construído no período que mediou as duas guerras. Com um aparelho de barca de três mastros, a sua imagem é reconhecida em todos os mares do mundo pelas cruzes de Cristo que decoram as suas velas. Tem como missão a instrução de cadetes da Escola Naval, que virão a ser os futuros oficiais da Marinha Portuguesa. Para além das viagens de instrução, tem como missão a representação de Portugal, e da Marinha portuguesa, funcionando como embaixada itinerante. O NRP Sagres promove ainda a aproximação dos portugueses ao mar.

Ao longo deste ano o Navio-Escola Sagres já recebeu a visita de mais de 152 mil portugueses, o navio encontrava-se atracado no cais do Jardim do Tabaco, em Lisboa, onde esteve aberto a visitas nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

Ver Galeria Fotográfica

 

Atualizado em: 02-11-2012 12:05 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer