Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Revista Militar tem número temático sobre I Grande Guerra 
 
 
Este número temático aborda a participação militar nacional do Exército, da Marinha e da Aviação Militar, no TO europeu da I Grande Guerra.

 

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, esteve presente no Museu Militar de Lisboa, na apresentação do número temático da Revista Militar, sobre a participação portuguesa no Teatro de Operações (TO) europeu, na I Grande Guerra.

Este número temático aborda a participação militar nacional do Exército, da Marinha e da Aviação Militar, no TO europeu da I Grande Guerra, contribuindo assim para a melhoria do acervo bibliográfico sobre a matéria em questão.

Na apresentação da publicação, o Presidente da Direção da Revista Militar, General Pinto Ramalho, afirmou que este número “constitui uma sentida homenagem a todos os combatentes portugueses que atuaram nos teatros africanos e europeu, aos seus familiares - que sofreram a dor das baixas - e a todos aqueles que receberam e cuidaram dos inválidos”, acrescentando que “foi o sacrifício de todos eles que permitiu que Portugal participasse na Conferência de Paris, na defesa plena dos seus direitos”.

Por sua vez, o Tenente-general Oliveira Cardoso, Presidente da Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial, destacou a “oportunidade para uma análise tão intensa” sobre a Grande Guerra e a participação de Portugal e que resulta em “outros textos escritos num ambiente totalmente livre e baseados em outras fontes de informação”, em complemento dos “textos produzidos na altura”, o que constitui um “percurso em que procuramos compreender a guerra na sua globalidade, na sua expressão mundial”.

Seguiu-se uma conferência relativa à participação de Portugal na Grande Guerra pelo Dr. Jaime Gama que referiu que os textos, ali apresentados, “ficam a marcar a bibliografia de referência sobre o tema” e que as evocações do Centenário permitem “refletir organizadamente sobre os assuntos” e as “recordações dos que viveram as dificuldades e o dramatismo desse período da nossa História”.

Atualizado em: 22-06-2016 08:45 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer