Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
"Quarteto do Sul" reúne-se no Porto 
 
 
O Porto acolhe na próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro, no Palácio da Bolsa, a reunião ministerial de defesa do designado “Quarteto do Sul”.
 

“QUARTETO DO SUL” REÚNE-SE NO PORTO

  §  III encontro de Ministros da Defesa de Espanha, França, Itália e Portugal sobre estratégia de segurança e defesa para o “flanco sul”

 

O Porto acolhe na próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro, no Palácio da Bolsa, a reunião ministerial de defesa do designado “Quarteto do Sul”, com o objetivo de concertar posições sobre quatro temas-chave para a segurança e defesa do “flanco sul”: o estado da Aliança Atlântica e perspetivas futuras, o modelo de atuação da NATO para o Sul, as relações transatlânticas e a implementação da Estratégia Global da União Europeia em matéria de segurança e defesa.

O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, será o anfitrião dos Ministros da Defesa de Espanha, Maria Cospedal, de França, Jean-Yves le Drian, e de Itália, Roberta Pinotti. Este será o terceiro encontro ministerial de defesa, após o encontro do quarteto, em Toulon, a 12 de maio de 2016, que resultou numa carta conjunta enviada ao Secretário-Geral da NATO e aos restantes membros da aliança em preparação da Cimeira de Varsóvia.

Este encontro surge uma semana depois da Cimeira dos Países do Sul da Europa, na qual o Primeiro-Ministro recebeu seis chefes de Estado e de Governo, com o objetivo de promover uma concertação sólida de posições a Sul, nos planos político-institucional, sócio-económico e de segurança e defesa. Na declaração conjunta, os sete países sublinharam o seu apoio à Estratégia Global da União Europeia, para que a Europa consiga ser uma força de paz credível na região, que garanta segurança e bem-estar aos seus cidadãos.

 

Notas para a agenda:

·    A reunião dos Ministros da Defesa decorrerá na Sala Dourada do palácio da Bolsa entre as 15h00 e as 17h30, estando agendada uma conferência de imprensa final para as 17h40;

·    Os jornalistas que pretendam estar presentes deverão inscrever-se até às 16h00 do dia 03 de fevereiro (próxima sexta-feira) através do seguinte e-mail imprensa@mdn.gov.pt ou pelo contato telefónico +351 912 89 78 10.

Atualizado em: 31-01-2017 14:56 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer