Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Primeiro-Ministro agradece apoio aéreo internacional no combate aos incêndios 
 
 
O Primeiro-ministro agradeceu o apoio aéreo que está a ser prestado por forças estrangeiras  no combate aos incêndios florestais.

O Primeiro-Ministro, António Costa, visitou no passado domingo, 14 de agosto, a Base Aérea Nº5, em Monte Real, para agradecer pessoalmente o apoio aéreo que está a ser prestado por forças estrangeiras  no combate aos incêndios florestais.

Marrocos, Rússia, Itália e Espanha enviaram para Portugal sete meios aéreos pesados, os quais, à exceção das aeronaves espanholas, operam a partir de Monte Real para os vários teatros de operações com o apoio logístico da Força Aérea Portuguesa.

Durante a visita, o Primeiro-Ministro sublinhou a colaboração que as Forças Armadas estão a prestar a vários níveis no combate aos incêndios, agradecendo à Força Aérea Portuguesa todo o apoio prestado à Autoridade Nacional de Proteção Civil, através do empenhamento dos seus meios aéreos para a projeção de pessoal e equipamento para as zonas mais afetadas pelos incêndios.

O Primeiro-Ministro explicou que a Força Aérea Portuguesa não dispõe presentemente  de meios aéreos de combate a incêndios florestais, razão pela qual “é essencial usar o dispositivo que temos e recorrer ao apoio internacional sempre que necessário”, e acrescentou que “o ideal, no futuro, é um dia poder voltar a contar com a Força Aérea para fazer esse combate”.

O Primeiro-Ministro visitou a Base Aérea de Monte Real acompanhado pelo Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, pelo Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raúl Castro, pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes,  pelo Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, e pelo Comandante Operacional Nacional da ANPC, José Manuel Moura.

 

Atualizado em: 16-08-2016 16:40 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer