Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Presidente da República visita a Força Aérea 
 
 
Marcelo Rebelo de Sousa concluiu primeiras visitas às Forças Armadas
 

O Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, concluiu na última quarta-feira, o ciclo de deslocações aos três ramos das Forças Armadas, visitando a Força Aérea (FA) na Base Aérea de Sintra. A acompanhá-lo estiveram o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello e o Chefe de Estado-Maior- General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro.

Seguidas as normas protocolares, a revista à guarda de honra e o desfile das forças em parada, Marcelo Rebelo de Sousa assistiu a um briefing onde o General Piloto-aviador Manuel Teixeira Rolo, Chefe do Estado-Maior da FA, expôs ao PR a estrutura, organização, valências e projetos da FA.

O PR deslocou-se, posteriormente, até à Esquadra 101, sede de instrução elementar e básica de pilotagem. Além das instalações, observou atentamente as dificuldades que os pilotos em formação podem ultrapassar, através de uma demonstração num simulador de voo.

Já na placa Marcelo Rebelo de Sousa visitou e ouviu atentamente as explicações dos pilotos sobre as aeronaves parqueadas, desde o pequeno Chipmunk, onde os cadetes da Academia da Força Aérea realizam o primeiro estágio de adaptação de voo, passando por um caça F-16, ou um helicóptero EH-101, destinado a missões de fiscalização das pescas, não esquecendo o magnânimo C-130. A comitiva realizou ainda uma breve visita ao Museu do Ar.

O Presidente da República pôde ainda, ao final do dia, assistir a uma demonstração mais prática das valências de uma aeronave. O comandante supremo viajou rumo ao Porto, a bordo de um P-3C Orion, uma aeronave de patrulhamento marítimo na Zona Económica do País. A bordo o PR participou numa numa missão de defesa aérea, em que o P-3C simulou um avião não-identificado a intercetar pelos caças F-16.

Atualizado em: 21-06-2016 08:46 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer