Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Presidente da República “muito bem impressionado” com FA 
 
 
Marcelo Rebelo de Sousa destacou, na sua primeira visita oficial ao EMGFA, as capacidades de planeamento e de resposta das Forças Armadas Portuguesas
 

O Presidente da República (PR) visitou, esta terça-feira, o Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM) do Estado-Maior General das Forças Armadas Portuguesas, no Reduto Gomes Freire, em Oeiras.

Depois de lhe serem prestadas as honras militares, Marcelo Rebelo de Sousa assistiu a um briefing, de caracter classificado, sobre a missão, a estrutura, os recursos e as capacidades das Forças Armadas nas várias dimensões em que atuam.

O PR disse, posteriormente em declarações aos jornalistas, ter ficado “muito bem impressionado” ao verificar que existe “uma capacidade de acompanhamento, de planeamento, de resposta que é muito significativa em quadros diferentes, que vão desde a aliança atlântica, à União Europeia, no quadro das Nações Unidas ou até em missões conjuntas”.

Posteriormente, Marcelo Rebelo de Sousa comunicou, por videoconferência, com vários teatros de operações onde há militares portugueses. Acerca desse momento - que adjetivou como “esclarecedor e emocionante” - o PR disse que assistiu a um ato de “solidariedade”, referindo-se ao trabalho dos cerca de 481 militares que se encontram em missões no Kosovo, Iraque, Somália, Afeganistão ou Mali, entre outros.

A propósito das Forças Nacionais Destacadas, o PR adiantou que “é de prever um reforço da participação das Forças Armadas Portuguesas em outras missões internacionais”, salientando o relevo do papel que estas desempenham, “formando, apoiando, garantindo a paz e ainda demostrando preocupações humanitárias”.

Atualizado em: 28-04-2016 18:53 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer