Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Portugal testa gestão de crises com Aliados 
 
 
O conhecido exercício da NATO de Gestão de Crises, Crisis Management Exercise (CMX), arrancou no dia 9 e decorre até dia 15 de maio
 

O conhecido exercício da NATO de Gestão de Crises, Crisis Management Exercise (CMX), arrancou no dia 9 e decorre até dia 15 de maio. Pela 22ª vez, desde 1992, os Aliados praticam, testam e validam os processos de gestão e tomada de decisão coletiva na resposta da Aliança Atlântica a ameaças e situações de crise.  

Civis e militares nas capitais dos países aliados, designadamente nos ministérios, nos dois comandos estratégicos da NATO e na Sede da Aliança testam os mecanismos de resposta num quadro de ameaças híbridas, de modo a permitir à NATO verificar a eficácia dos processos de decisão quando confrontada com situações enquadráveis no âmbito da ativação do que se encontra estabelecido em termos de defesa coletiva nos artigos 4.º e 5.º do Tratado do Atlântico Norte.

Durante sete dias, cerca de 16 elementos das várias entidades participantes constituem uma célula de resposta nacional permanente, a partir da qual se vai processando a gestão das respostas a dar ao cenário de crise. Esta célula conta, ao longo do exercício, com a participação no centro de decisão de vários dirigentes, militares e civis e, das diferentes áreas da administração pública.  

No CMX 19, os aliados partilham informações com o Serviço de Ação Externa da União Europeia, com a Comissão e o Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia. À semelhança de 2016 e de 2017, a Suécia e a Finlândia participam como parceiros.

O Crisis Management Exercise constitui-se, assim, como uma excelente oportunidade para, incorporando as lições aprendidas em exercícios anteriores, testar e adequar os processos de decisão para lidar com os cenários de crise externa, avaliando a sua eficácia e recolhendo ensinamentos para o seu aperfeiçoamento.

Atualizado em: 14-05-2019 14:06 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer