Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Portugal e Peru acordam a elaboração de um memorando de entendimento na área da defesa 
 
 
Esta é a primeira visita oficial de um ministro da Defesa de Portugal ao Peru.
 

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco e o seu homólogo do Peru, Pedro Cateriano, reuniram ontem no Quartel-general do Exército, em Lima. Nesta reunião ficou acordada a elaboração de um memorando de entendimento na área da defesa entre os dois países.

Portugal e Peru identificaram áreas potenciais para desenvolver uma agenda para possível intercâmbio de práticas comprometendo-se assim a elaborar um memorando de entendimento para formalizar a cooperação entre os dois países.

O ministro da Defesa Nacional convidou Pedro Cateriano para uma visita oficial a Portugal no próximo ano, numa altura em que se considere propícia a assinatura do acordo bilateral.

José Pedro Aguiar-Branco salientou ainda que os laços culturais entre os dois países são um ativo estratégico importante no atual clima de desafios, uma vez que proporciona o desenvolvimento de ferramentas que aumentam a capacidade de resposta, tornando-a mais eficaz.

Ambos os ministros da Defesa consideraram igualmente pertinente a troca de experiências sobre questões de cooperação em operações de paz e assistência humanitária e gestão de crises.

Foi ainda acordada a possibilidade de estabelecer projetos conjuntos nas áreas de vigilância marítima, hidrografia, busca e salvamento, indústrias de construção naval, desenvolver entendimentos em comunicações militares e tecidos aplicados ao campo militar e no treinamento e troca de cadetes e oficiais.

Atualizado em: 17-10-2014 20:39 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer