Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Portugal e Índia identificam novas áreas de cooperação e de interesse mútuo 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, encontrou-se com a sua homóloga, a Ministra da Defesa, Nirmala Sitharaman

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, encontrou-se com a sua homóloga, a Ministra da Defesa, Nirmala Sitharaman, no sentido de reforçar a cooperação no domínio da defesa.

Nesta reunião “prática e muito produtiva” ficaram assinaladas várias possibilidades de cooperação para as indústrias de defesa, nomeadamente nas áreas do têxtil e do fardamento, construção e manutenção de meios navais e reparação de aeronaves, e para as nossas Forças Armadas, ao nível da formação, da troca de conhecimentos, e do apoio da Marinha no desenvolvimento de um museu em Lothal dedicado ao património marítimo indiano.

“Tanto do ponto de vista militar como civil, há aqui um mercado em enorme expansão, em rápida expansão. A OGMA tem competências que interessam muito aos indianos”, explicou o Ministro no final do encontro. Foi também manifestado interesse nos Navios Patrulha Oceânicos, que Portugal produz em Viana do Castelo, e em lanchas rápidas, desenvolvidas nos estaleiros de Peniche. 

Em 2017 os dois países assinaram um memorando de entendimento sobre cooperação que enunciava a intenção de realização de reuniões de alto nível, de exercícios navais de oportunidade, assim como, o estabelecimento de intercâmbios de formação e investigação e a realização de conversações sobre matérias de interesse comum no âmbito da segurança internacional e das Indústrias de Defesa.

 

 

Atualizado em: 10-05-2019 10:36 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer