Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Aguiar-Branco participa na reunião de Ministros da Defesa da UE 
 
 
Os Ministros da Defesa da União Europeia estiveram, ontem e hoje, informalmente reunidos, em Atenas.
 

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que Portugal poderá participar "com um avião C-130 para transporte de militares e respetiva guarnição de 30 homens", numa missão da União Europeia, a realizar na República Centro-Africana.

No final da reunião informal dos Ministros da Defesa da União Europeia, que decorreu em Atenas, Aguiar-Branco referiu que a participação portuguesa "está apontada para um mês" e que só depois serão avaliadas "as condições" para a continuidade da missão, tendo em conta "as estimativas orçamentais para 2014".

O envio dos meios portugueses, que terá de ser aprovado em Conselho Superior de Defesa Nacional, dependerá também das necessidades que forem definidas no âmbito da missão militar europeia, cuja composição e duração ainda não está definida.

O encontro informal de Ministros da Defesa da União Europeia, que decorreu em Atenas, foi presidido pelo Ministro da Defesa grego, Dimitris Avramopoulos. A agenda incidiu ainda sobre o futuro da Política Comum de Segurança e Defesa, partindo das conclusões do Conselho Europeu que decorreu em dezembro, e as operações da União Europeia em curso.

Estiveram ainda presentes, numa parte do encontro, o Secretário-Geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, e o Subsecretário-Geral das Nações Unidas para a Manutenção da Paz, Herve Ladsous.

 

Atualizado em: 25-02-2014 11:14 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer