Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Portugal assume presidência da iniciativa 5+5 Defesa em 2013 
 
 
José Pedro Aguiar-Branco participou hoje, em Marrocos, na reunião de ministros da Defesa daquela iniciativa e recebeu, simbolicamente, a presidência por parte do seu homologo marroquino.
 

Portugal irá assumir em 2013 a presidência da Iniciativa 5+5 Defesa. A confirmação surgiu esta manhã, em Marrocos, na Reunião de Ministros de Defesa dos países que integram a iniciativa e onde esteve presente José Pedro Aguiar-Branco.

Entre as várias atividades previstas, durante a presidência Portuguesa, destaca-se a realização no nosso país, ao largo de Portimão, do exercício Seaborder 2013 que tem como finalidade exercitar operações de segurança marítima, conjuntas e cooperativas, com vista a contribuir para o desenvolvimento, pelos estados, das capacidades para conduzirem acções no mar no sentido de impor as leis nacionais e internacionais aplicáveis.

Para Dezembro de 2013 está agendada a reunião dos Ministros de Defesa dos dez países que integram a Iniciativa 5+5 - Argélia, França, Itália, Líbia, Malta, Mauritânia, Marrocos, Portugal, Espanha e Tunísia.

No âmbito da presidência Portuguesa destaca-se ainda a reunião de Chefes de Estado-Maior dos dez países e o exercício Zarco 2013, que irá decorrer em Outubro, na Madeira.

No final da reunião de hoje, em Conferência de Imprensa conjunta com o Ministro da Defesa de Marrocos, José Pedro Aguiar-Branco elogiou a presidência Marroquina e disse esperar que as actividades no âmbito da presidência Portuguesa, venham igualmente a decorrer da melhor forma. 

Recorde-se que a Iniciativa 5+5 procura, através de medidas concretas de cooperação entre os países do Mediterrâneo Ocidental, ajudar a criar e manter um clima de confiança e de franca colaboração entre os dez países com o objetivo de dar um contributo significativo para soluções que respondam a preocupações comuns na área da segurança e defesa.

São pilares desta iniciativa, a vigilância marítima, a participação das Forças Armadas no domínio da Proteção Civil e Segurança Aérea, a Educação e Formação.

 

Atualizado em: 14-12-2012 21:54 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer