Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Portugal na vanguarda da formação para a ciberdefesa 
 
MDN na intervenção de abertura 
O Ministro da Defesa Nacional sublinhou o papel que Portugal pretende assumir na formação para a área da ciberdefesa.
  

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, realizou esta manhã a intervenção de abertura da 2ª Conferência Internacional NATO Cyber Defence, Smart Defence Projects, na Academia Militar, sublinhando o papel que Portugal pretende assumir na formação para a área da ciberdefesa.

Azeredo Lopes destacou a importância da transferência para Oeiras da Escola de Comunicações e Sistema de Informação (ECSI) da NATO, sediada em Itália, como um impulso essencial para Portugal assumir uma posição destacada na vanguarda do ensino e da formação nos domínios da ciberdefesa.

“Este objetivo partilhado por Portugal e pela Aliança desempenhará um papel crucial no processo de desenvolvimento de capacidade de ciberdefesa, sobretudo ao nível da educação, treino e qualificação dos recursos humanos”, afirmou o Ministro da Defesa, na sua intervenção de abertura da conferência internacional.

A NATO aprovou em março o investimento a realizar na transferência da ECSI para Oeiras, que rondará os cerca de 25 milhões de euros. A construção das novas instalações deverá iniciar-se em janeiro de 2017, sendo que a sua conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2018.

A conferência internacional na Academia Militar contou ainda com as participações de vários especialistas nacionais e internacionais, como o Embaixador Luís de Almeida Sampaio, Representação Permanente de Portugal na NATO, o Embaixador Sorin Ducaru, Secretário-Geral Adjunto da NATO para os Desafios Emergentes e Koen Gijsbers, Diretor-Geral da NCIA, entre outros.

Discurso do Ministro da Defesa Nacional

Atualizado em: 10-05-2016 21:52 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer