Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Os últimos F16 modernizados entram ao serviço da Roménia 
 
 
O Secretário de Estado da Defesa da Roménia, Mircea Dusa, recebeu os últimos três F-16 modernizados em Portugal, pela mão do Secretário Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello

O Secretário de Estado da Defesa da Roménia, Mircea Dusa, recebeu os últimos três F-16 modernizados em Portugal, pela mão do Secretário Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello. A cerimónia decorreu esta sexta-feira, dia 6 de outubro, na Base Aérea 86, em Borcea, na Roménia.

O programa de alienação de doze aeronaves F-16MLU, celebrado entre os governos de Portugal e da Roménia em setembro de 2013, foi concluído dentro do prazo com a entrega das três últimas. As primeiras seis aeronaves foram entregues em setembro de 2016, numa cerimónia que decorreu na Base Aérea de Monte Real, que contou com a presença do Primeiro-Ministro Português e dos Ministros da Defesa dos respetivos países.

As doze aeronaves foram transformadas para a versão romena e submetidas a um rigoroso programa de modernização, inspeções e ações de manutenção conduzidas pela Força Aérea Portuguesa. Mais de 70 militares romenos foram formados, na Base Aérea 5, em Monte Real, tendo completado um total de 1400 horas de voo e 75000 horas para serviços de manutenção.

Durante a visita à Roménia, o Secretário de Estado da Defesa Nacional e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea visitaram o destacamento de F-16 português que se encontra na Roménia desde setembro, acompanhados pelos seus homólogos romenos.

O contingente português composto por quatro F-16 e 70 militares da Força Aérea estará destacada na Roménia durante dois meses para realizar vários tipos de missões de treino, nomeadamente missões conjuntas com as Forças Armadas romenas, voos de treino com a Força Aérea do Canadá, a fim de treinar e consolidar os procedimentos de operação no âmbito da NATO.

Atualizado em: 20-10-2017 10:41 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer