Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
O Turismo Militar “é uma oportunidade para afirmar o patriotismo e a identidade nacional” 
 
 
O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, esteve presente na cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Ideias “Mentes Brilhantes para o Turismo Militar”, na Universidade de Aveiro.
 

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, referiu na cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Ideias “Mentes Brilhantes para o Turismo militar”, na Universidade de Aveiro (UA), que a “capacidade de inovação, imaginação e empreendedorismo que os estudantes têm, pode fazer do turismo militar um setor importante no país”.

Sublinhando ainda que o turismo militar é uma oportunidade para a “afirmação do patriotismo e da identidade nacional”, Marcos Perestrello destacou que o “Ministério da Defesa Nacional tem o maior gosto em associar-se a este projeto de desenvolvimento económico”.

Em novembro de 2016, o Ministério da Defesa Nacional, em parceria com a UA, lançou no Regimento de Infantaria nº 10, em Aveiro, o Concurso de Ideias “Mentes Brilhantes para o Turismo Militar”, que envolveu 50 escolas e cerca de 2.000 estudantes. Do desafio lançado, obteve-se um total de 63 projetos, dos quais 45 provieram do ensino superior e 18 do ensino secundário.

A Escola Secundária D. Maria II de Vila Nova da Barquinha, com um vídeo em torno da cultura templária, desportos radicais e atividades de estratégia desenvolvidas nas três unidades militares sediadas em Vila Nova da Barquinha (Brigada de Reação Rápida, Engenharia e Tropas Paraquedistas) venceu o prémio ao nível do secundário. Do ensino superior, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Porto, classificou-se em primeiro lugar, com o projeto “CIM! Centro Interativo Militar”.

Na cerimónia de entrega dos prémios, estiveram ainda presentes o Pró-reitor da UA, Prof. Doutor Joaquim da Costa Leite, o Vice-Chefe de Estado-Maior do Exército, Tenente-General Rodrigues da Costa, a Sub-Diretora de Recursos da Defesa Nacional, Dra. Catarina Figueiredo Cardoso, o Comandante do Regimento de Infantaria Nº10, Coronel Carlos Sobreira, entidades empresariais e autárquicas, assim como várias escolas nacionais, mas também do Brasil.

No mesmo dia arrancou na UA, o Congresso Internacional de Turismo Militar, que decorre até ao dia 19 de maio. Pretende-se com esta iniciativa debater soluções criativas e inovadoras para a área do Turismo Militar em Portugal e no Brasil; abordar novos modelos económicos e de gestão que tenham por base a história, o património e a identidade nacionais; e ainda novos paradigmas de gestão e planeamento para o setor do turismo, com vista à promoção da cultura, do património e do desenvolvimento económico, social e territorial.

Atualizado em: 17-05-2017 14:54 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer