Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Nota à Comunicação Social dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional 
 
 
Nota à Comunicação Social dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional

“Na sua edição de hoje, o semanário Expresso publica, na primeira página, o seguinte título: "Portugal propõe a Trump uma base naval nos Açores". O título é especulativo, não podendo, direta ou indiretamente, extrair-se daquilo que foi declarado ao jornal.

“A verdade dos factos, que foi comunicada ao jornal e resulta claramente no texto do artigo, é que, no contexto dos trabalhos conjuntos entre Portugal e os Estados Unidos, Portugal tem proposto que se examinem três áreas específicas de cooperação bilateral.

“Na área militar, uma melhor ponderação da decisão de redução do contingente norte-americano estacionado na base das Lajes. Na área da segurança e defesa, o estudo sobre as formas de institucionalização de um centro de segurança atlântica, podendo interessar quer os dois países, quer outros países aliados e amigos.

“Na área científica e tecnológica, a utilização de infraestruturas da ilha Terceira, assim como de outras localizações nos Açores, para instalar um centro internacional de investigação nos domínios do clima e dos oceanos.

“Por conseguinte, é prematura qualquer concretização das formas e dos meios empenháveis no centro de segurança acima referido ou noutras áreas  de cooperação bilateral  ou multilateral.

Atualizado em: 18-02-2017 18:59 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer