Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
NATO com novas estruturas em Portugal 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional presidiu hoje à cerimónia de desativação do Comando de Forças Conjunto da NATO, em Oeiras.
 

José Pedro Aguiar-Branco rejeitou a visão de que o encerramento desta estrutura seja "uma perda". A “manutenção de estruturas da Aliança no nosso País é a expressão inequívoca da importância que Portugal atribui à manutenção e reforço do vínculo transatlântico, defendeu o Ministro da Defesa Nacional.

Relativamente à STRIKFORNATO, uma força naval constituída por cerca de 120 militares de 11 países da Aliança Atlântica, Aguiar-Branco adiantou que está em funcionamento desde agosto. "Esta é uma estrutura mais pequena, nós temos cerca de 10 militares que intervêm. É uma estrutura operacional com características diferentes desta que hoje cessa as suas funções, mas continuamos a ter uma estrutura importante no seio da NATO", declarou o Ministro da Defesa Nacional.

Quanto à Escola de Comunicações e Informações da Aliança Atlântica, que será transferida de Latina, Itália, Aguiar-Branco disse que "a definição do modelo de negócio está em fase de conclusão" e que "as obras" da nova Escola devem começar posteriormente. O Ministro da Defesa Nacional revelou ainda a existência de "um caderno de encargos e um orçamento" para a Escola e que o processo "está a decorrer está dentro do prazo apontado para o efeito".

VÍDEO COM AS DECLARAÇÕES DO MINISTRO DA DEFESA NACIONAL

 

Atualizado em: 20-12-2012 20:21 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer