Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Azeredo Lopes em Moçambique para assinar o novo Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa 
 
 
Destaca-se como principal novidade, a manifesta intenção de criar condições para a participação conjunta de forças dos dois países em missões de paz e humanitárias

Está cumprido o primeiro dia de visita do Ministro da Defesa Nacional em Maputo, capital de Moçambique (mais duas horas do que em Portugal).
José Azeredo Lopes começou por receber honras militares no Estado-Maior-General das Forças Armadas, reunindo-se, pouco depois com o seu homólogo, Atanásio Salvador Mtumuke, para assinar o novo Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa (2018-2021).

No documento subscrito pelos dois governantes, destaca-se como principal novidade, a manifesta intenção de criar condições para a participação conjunta de forças dos dois países em missões de paz e humanitárias.

Depois de almoçar com os militares portugueses envolvidos, neste momento, em diversos projetos de cooperação, Azeredo Lopes seguiu para o Comando da Marinha de Guerra onde, de novo na presença do Ministro da Defesa de Moçambique, formalizou a oferta de dez embarcações que hão de ser empregues em patrulhas ribeirinhas, em missões de busca e salvamento, de fiscalização marítima das pescas, entre outras.

“Este gesto simbólico de entrega de embarcações ao Estado de Moçambique significa uma vantagem recíproca para os dois Estados porque se Moçambique for mais seguro e cuidar cada vez melhor da sua Defesa, todos beneficiamos”, argumentou o ministro da Defesa português.

Amanhã, terça-feira, 20 de fevereiro, Azeredo Lopes começa o dia a prestar homenagem aos militares mortos em combate, para logo a seguir visitar o Instituto Superior de Estudos de Defesa, nos arredores de Maputo, onde proferirá uma palestra.

Atualizado em: 01-03-2018 11:35 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer