Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministros da Defesa e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior assinam Memorando de Entendimento sobre o Atlântico 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, estiveram hoje presentes no Instituto Hidrográfico
 

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, estiveram hoje presentes no Instituto Hidrográfico para a cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre o Atlantic International Research Centre (AIR Centre) e este Instituto.

Este memorando, assinado pelo Diretor-geral do IH, Contra-Almirante Ventura Soares, e pelo CEO do AIR Centre, Joaquin Hernandez Brito, assim como pelos Ministros que os tutelam, prevê o desenvolvimento conjunto de projetos, assente numa partilha de recursos e conhecimentos sobre o Atlântico, evitando assim a duplicação de ações.

O Ministro da Defesa considera que “é muito feliz este encontro entre o IH e o AIR Centre, duas instituições que partilham o interesse no Atlântico e nas suas imensas potencialidades e responsabilidades”.

No seu discurso, o Ministro da Defesa destacou as áreas abrangidas pelo memorando, “temáticas de grande atualidade, cruzando agendas ambientais (como é exemplo a limpeza dos oceanos), com questões de segurança (a monitorização do oceano, tanto numa ótica horizontal, quer numa ótica vertical, com integração da observação espacial e da observação do oceano profundo), com questões energéticas e com a gestão de dados científicos na produção de conhecimento útil às sociedades”.

O memorando de entendimento prevê o envolvimento de Governos, sociedade civil, meios empresarial e académico, para assim garantir a transferência de conhecimentos para a sociedade. Prevê também a criação de uma comissão de acompanhamento para a sua implementação, que será responsável pela elaboração de um plano de ação de acordo com os objetivos deste memorando.

O Ministro da Defesa evidenciou também a importância deste protocolo, na medida em que “permite ao IH fazer um contributo mais dinâmico para a atualização do conhecimento sobre os espaços marítimos dos Estados costeiros do Atlântico, incluindo os da CPLP, e dessa forma ajudar na sua exploração responsável e sustentada”.

O Ministro Manuel Heitor salientou a importância do IH neste projeto, “Um dos programas que a Agência Europeia Espacial está a centrar em Portugal é a observação do Atlântico, quer para as questões de preservação ambiental, mas também para condições de segurança marítima e, por isso, tudo aquilo que possamos reforçar com o IH dá-nos a credibilidade necessária para poder fazer isto e em Portugal não há mais ninguém com esta capacidade”.

Será responsabilidade do Instituto Hidrográfico a partilha da sua cartografia hidrográfica e da sua experiência resultante da observação do Atlântico, de modo a assegurar a promoção de uma Rede de Observação Oceanográfica, no âmbito do AIR Centre.  

O protocolo tem uma duração prevista de 5 anos, podendo vir a ser renovado por iguais períodos se houver interesse de ambas as partes.

O AIR Centre, que tem sede nos Açores, é uma plataforma para o desenvolvimento de atividades de investigação nas áreas da terra, espaço, oceano, alterações climáticas e processamento de dados. Participaram na sua fundação os Governos de Portugal, Brasil, Espanha, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai e São Tomé e Príncipe, em conjunto com o governo regional dos Açores.

Atualizado em: 10-04-2019 12:35 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer