Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro distingue o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, reconheceu publicamente o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Rolo, com a medalha de serviços distintos, grau ouro

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, reconheceu publicamente o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Rolo, com a medalha de serviços distintos, grau ouro, esta segunda-feira, na Base Aérea nº11.

No louvor, são destacados os conhecimentos profundos que possui das Forças Armadas em geral, e da Força Aérea Portuguesa em particular, o sentido crítico construtivo, equilíbrio e abordagem realista inerente às propostas de solução apresentadas, e o apurado sentido de análise nas mais variadas matérias, que em muito contribuíram para a ação governativa, a postura aberta, dialogante, franca e leal.

O General Rolo foi distinguido a poucos dias de cumprir os três anos de mandato. O seu mandato ficou ligado à dinamização e mobilização do cluster aeronáutico nacional, promovendo oportunidades de cooperação entre a base tecnológica e industrial de defesa de Portugal e as de outros parceiros. O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea foi parte ativa na procura das melhores opções para o processo em curso relativo ao futuro Aeroporto Complementar de Lisboa na Base Aérea n.º 6, no Montijo, e na expansão da capacidade do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Foi também determinante a forma como o General Manuel Rolo procurou conciliar o superior interesse nacional com as importantes missões que a Força Aérea efetua, em permanência, a partir destes locais, nomeadamente na reorganização do dispositivo da Força Aérea, com a transferência de meios, militares e respetivas famílias, entre várias unidades, aspetos que o General Manuel Rolo sempre soube apresentar e defender.

Destaca-se ainda do seu mandato o processo que levou à aquisição da nova frota de helicópteros ligeiros Koala, entregues esta segunda-feira, que vão substituir os Alouette III, ao serviço da Força Aérea há mais de meio século, assim como, o programa de alienação de aeronaves F-16 à Roménia, que tem sido executado de uma forma exemplar e que muito tem contribuído para prestigiar Portugal e as Forças Armadas.

No âmbito da decisão de confiar à Força Aérea o comando e gestão centralizados dos meios aéreos do Estado, em especial os de combate aos incêndios, o General Manuel Teixeira Rolo tem-se empenhado de uma forma exemplar e abnegada no sentido de se atingir um modelo que melhor sirva os cidadãos e o Estado. Esta missão nova, de reconhecida complexidade e exigência, com um elevado impacto na vida na sociedade e de extrema importância para o país tem sido acompanhada e gerida com grande empenho pela liderança da Força Aérea.

 

 

Atualizado em: 15-03-2019 10:22 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer