Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa visita laboratórios e clínica veterinária do Exército 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, visitou no dia 24 de abril, a Unidade Laboratorial de Defesa Biológica e Química e a Unidade Militar de Medicina Veterinária
 

O Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, visitou no dia 24 de abril, a Unidade Laboratorial de Defesa Biológica e Química e a Unidade Militar de Medicina Veterinária, ambas do Exército Português.

A visita a estas duas unidades, localizadas nos Olivais, em Lisboa, tive como objetivo inteirar o Ministro da Defesa Nacional daquelas valências e capacidades específicas deste Ramo das Forças Armadas que, conforme referiu, “poucos conhecem” ou não são valorizadas “o suficiente”.

Durante um briefing inicial foram apresentados, pelos diretores das duas unidades, alguns projetos de investigação em curso para além da sua aplicação mais operacional. No caso da Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química as áreas de investigação atuais incidem sobre: deteção de agentes biológicos e químicos; descontaminação; sistemas de comunicações em incidentes.

Quanto à Unidade Militar de Medicina Veterinária – que também tem estado empenhada em Forças Nacionais Destacadas, como é o caso da República Centro Africana – a mesma tem como objetivo garantir o apoio veterinário nas áreas da segurança e defesa alimentar, medicina e cirurgia veterinária e vigilância epidemiológica aos três ramos das Forças Armadas e a outras instituições do Estado.

No final da visita e em declarações à comunicação social, Azeredo Lopes referiu que o Exército esteve e continua a estar adaptado às ameaças da guerra biológica, química, bacteriológica, radiológica ou nuclear.

Atualizado em: 15-05-2018 12:07 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer