Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
GESTÃO
ÁREA RESERVADA
Ministro da Defesa participa na Reunião Ministerial de Defesa Sobre Operações de Manutenção de Paz das Nações Unidas 
 
 
Reunião Ministerial de Defesa dedicada às operações de manutenção de paz das Nações Unidas, que terá lugar em Vancouver

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, participa amanhã e quarta-feira, dias 14 e 15 de novembro, na reunião Ministerial de Defesa dedicada às operações de manutenção de paz das Nações Unidas, que terá lugar em Vancouver.

O Ministro da Defesa Nacional será um dos oradores da sessão 3 dedicada ao tema “Proteger os que estão em risco”, onde se debaterá a proteção de civis, designadamente como garantir que as estratégias de alto nível estão alinhadas com a realidade operacional. A operacionalização das perspetivas de género, os Princípios de Kigali sobre Proteção de Civis, a prevenção e o combate da exploração sexual serão os temas centrais desta sessão. 

Está prevista a participação de mais 500 delegados de cerca de 70 países e organizações internacionais. Conjuntamente com representantes da União Africana, União Europeia, NATO e Organização Internacional para a Francofonia, as delegações irão discutir como melhorar as missões de manutenção da paz da ONU. A conferência procura ainda estimular novos compromissos dos membros das Nações Unidas.

A Ministerial de Defesa em Vancouver está organizada segundo quatro temáticas, sendo a integração da perspetiva de género transversal a todas as sessões: 1) compromissos; 2) inovação no treino e formação e desenvolvimento de capacidades; 3) proteger os que estão em risco; 4) alerta precoce e projeção rápida. Durante os dois dias, os participantes farão um balanço do que foi realizado desde a Cimeira de Londres, que ocorreu em 2016.

 

Este encontro tem em vista encorajar novos compromissos dos Estados membros para colmatar lacunas importantes de capacidades para as operações de paz da ONU, impulsionar a reforma da manutenção de paz da ONU para melhorar a capacidade de planear e executar as respetivas operações, promover soluções pragmáticas e inovadoras para tornar as operações de manutenção da paz mais efetivas com novo foco em parcerias.

 

 

TARDE, QUARTA-FEIRA

 

15h00: Sessão 3 – “Proteger os que estão em risco”

Oradores

José Alberto Azeredo Lopes, Ministro da Defesa Nacional

Marise Payne, Ministra da Defesa da Austrália

Raul Jungmann, Ministro da Defesa do Brasil

General James Kabarebe, Ministro da Defesa do Ruanda

Pramila Patten, Subsecretária General das Nações Unidas, Representante Especial para a Violência Sexual em Conflito

Local: Vancouver Convention Centre, British Columbia 

Atualizado em: 14-11-2017 09:52 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer