Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa em encontro com embaixadores dos países da UE 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, foi o convidado de honra de um almoço oferecido na última segunda-feira pelo Embaixador Bijl de Vroe, da Holanda.
 

O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, foi o convidado de honra de um almoço oferecido na última segunda-feira pelo Embaixador Bijl de Vroe, da Holanda, país que detém a Presidência do Conselho da União Europeia. O anfitrião juntou na sua residência oficial em Lisboa os Embaixadores dos Estados-membros da UE e dos estados-candidatos à adesão acreditados em Lisboa.

 

Foram temas da intervenção do Ministro da Defesa Nacional, e do debate que se seguiu, a visão portuguesa para a elaboração do Plano Europeu de Ação para a Defesa, em paralelo com a adoção da nova Estratégia Global da UE, bem como, no contexto da NATO, a definição das nossas prioridades para a Cimeira de Varsóvia. O Ministro da Defesa Nacional mencionou ainda a preparação da reunião ministerial de defesa da CPLP que terá lugar em Díli, no próximo dia 19 de Maio.

 

Azeredo Lopes defendeu que perante os desafios atuais “a Europa tem de consolidar o seu papel como importante ator internacional e assumir o comando nos aspetos da defesa e segurança”, frisando que “Portugal vê com bons olhos os trabalhos preparatórios de redação e adoção do Plano de Ação de Defesa Europeu, em coordenação estreita com a Estratégia Global”.

 

O Ministro da Defesa Nacional defendeu ainda que “existe espaço para uma maior complementaridade entre a NATO e a UE” e realçou a prioridade do empenhamento das nossas Forças Nacionais Destacadas em missões da ONU.

 

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, na Embaixada da Holanda

 

Atualizado em: 06-04-2016 18:04 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer