Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa diz que concessão do Paço Real de Caxias é “passo em frente para valorizar e fazer reviver o nosso património” 
 
 
Foi lançado hoje, dia 22 de Abril, o concurso público do programa REVIVE para a concessão do Paço Real de Caxias
 

Foi lançado hoje, dia 22 de Abril, o concurso público do programa REVIVE para a concessão do Paço Real de Caxias. João Gomes Cravinho esteve presente na cerimónia que assinala o compromisso da Defesa Nacional em “respeitar, valorizar e fazer reviver o nosso património”.

O Ministro da Defesa Nacional considera que “o lançamento deste concurso, referente ao Paço Real de Caxias, aqui em Oeiras, permite-nos dar um passo que, francamente, é há muito expetável, para a preservação e revalorização deste imóvel, que está desafeto do domínio público militar, por já não ter função útil nesse enquadramento, desde 1994.”

Lembrando que “a Defesa Nacional continua a ser responsável por um grande conjunto de infraestruturas com elevador valor patrimonial”, João Gomes Cravinho sublinhou que “se parte deste conjunto continua a ter relevância na organização das Forças Armadas, existe outra parte que perdeu essa utilidade e que está também disponível para ser valorizada no âmbito deste ou de outro programa”.

No caso do Paço Real de Caxias, “espera-se que a recuperação deste belo edifício, dinamizado por projetos que visam a sua rentabilização, permita recuperar o grande encanto desta casa de verão da Família Real”, afirmou, no seu discurso, o Ministro da Defesa Nacional, que destacou também o trabalho conjunto com a Câmara Municipal de Oeiras e que culminou hoje na assinatura de um protocolo para a cedência dos jardins do Paço Real de Caxias. Com este protocolo, o Município assume a gestão integral do imóvel “para benefício de todos os cidadãos e para enriquecimento do património nacional que de outra forma seria condenado à decadência”.

O Paço Real de Caxias, construído em meados do século XVIII é um dos imóveis inscritos no REVIVE, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais.

 

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional

 

Atualizado em: 10-05-2019 10:37 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer