Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa abre congresso evocativo da I Guerra Mundial em Coimbra 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, esteve em Coimbra na passada terça-feira, dia 8 de março de 2016, para presidir à sessão de abertura do Congresso “Portugal na Grande Guerra"
 

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, esteve em Coimbra na passada terça-feira, dia 8 de março de 2016, para presidir à sessão de abertura do Congresso “Portugal na Grande Guerra”, enquadrado nas atividades de evocação do Centenário da I Guerra Mundial e que decorreu durante três dias no Aquartelamento de Santana.

Na sua intervenção, Azeredo Lopes começou por destacar o facto de esta “iniciativa engrandecer as comemorações e colocar a tónica na reflexão global sobre a Defesa Nacional e sobre os seus desafios num contexto de presente e de futuro”.

O Congresso pretendeu assinalar o centenário da declaração e guerra da Alemanha a Portugal (9 de março de 1916), tendo sido organizado conjuntamente pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC) e pela Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da I Guerra Mundial.

Azeredo Lopes estabeleceu um paralelo entre as duas épocas, assinalando que “importa que a Defesa Nacional e as Forças Armadas assegurem, não só, os objetivos vitais enquanto Estado soberano, independente e seguro, mas também que nos permitam responder com a devida eficácia e, sobretudo, com competência perante os nossos parceiros e aliados”.

Participaram também na abertura do congresso, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Carlos Hernandez Jerónimo, o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Joaquim Ramos de Carvalho, o presidente da Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da I Grande Guerra, Tenente-General Mário de Oliveira Cardoso e o Coordenador do CEIS20, António Pedro Pita.

Na sua visita ao Comando da Brigada de Intervenção, o Ministro da Defesa Nacional procedeu ainda à inauguração da exposição “Portugal e a Grande Guerra”, onde se encontram exibidas diversas imagens, documentos, armas e condecorações da participação do Regimento de Infantaria 23, de Coimbra, na I Guerra Mundial.

Da parte da tarde, o Ministro da Defesa Nacional recebeu um briefing sobre a capacidade de intervenção do Exército apresentado pelo Comando da Brigada de Intervenção. De seguida, visitou o Centro de Saúde Militar de Coimbra, uma unidade do Exército que presta cuidados de saúde aos militares e famílias através de tratamento ambulatório, desloca pessoal e equipamentos para as unidades militares do país e Forças Nacionais Destacadas através da sua estrutura de Saúde Operacional.

 

Atualizado em: 14-03-2016 15:19 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer