Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Visita ao Centro de Formação da Força Aérea 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, visitou hoje o Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), inserido no roteiro para a modernidade.
 

Durante a visita, o Ministro da Defesa Nacional, assistiu a um briefing de apresentação do CFMTFA e visitou as suas instalações. Aguiar-Branco destacou a natureza desta unidade de instrução, referindo que “a modernidade na Força Aérea é uma aposta no conhecimento e isto é muito importante porque é uma aposta num investimento invisível mas que dá qualificação e que permite que os portugueses em geral e, neste caso os nossos militares, sejam referenciais de excelência nas operações”.

José Pedro Aguiar-Branco mostrou-se preocupado com a “perceção de que o país não tem competências para produzir em inovação e desenvolvimento”, salientando que neste centro de formação “é mostrado que realmente temos essa capacidade e que podemos desenvolver com mais sustentabilidade as nossas indústrias, a reindustrialização do país é fundamental e, a nível da defesa, é possível darmos contributos importantes que inclusivamente serão elementos fundamentais para a capacidade exportadora do país.

O Ministro da Defesa Nacional, destacou ainda que o “país, como toda a Europa em geral têm de ser mais produtores de segurança” sendo “aliás, o desafio em termos estratégicos para a Europa”.

O Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea foi inaugurado pelo Marechal Carmona em 1940, mas só em 1992 passou a ser designado por CFMTFA. Tem como competências ministrar cursos de formação militar geral; formação técnica; cursos de promoção a sargento dos quadros permanentes; cursos de especialização, de qualificação ou de atualização; formação profissional de pessoal civil da Força Aérea; formação em áreas de reconhecido interesse para a Força Aérea ou estabelecidos por acordo do Ministério da Defesa Nacional com entidades nacionais ou estrangeiras. Cerca de 90% dos efetivos da Força Aérea recebem aqui a sua formação.

Atualizado em: 15-11-2012 22:08 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer