Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa Nacional recebido pelo Secretário-Geral 
 
 
O novo Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Lopes foi recebido, ao início da tarde, pelo Secretário-Geral do MDN, Gustavo Madeira.

O novo Ministro da Defesa Nacional do XXI Governo Constitucional, José Alberto de Azeredo Lopes foi recebido, ao início da tarde, pelo Secretário-Geral do Ministério da Defesa Nacional, Gustavo Madeira, após a cerimónia de receção pelas Forças Armadas portuguesas, junto ao Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar, em Belém.

José Alberto de Azeredo Lopes fez uma visita às instalações do Ministério da Defesa Nacional (MDN), para conhecer os colaboradores, acompanhado pelo novo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello.

Doutorado pela Universidade Católica Portuguesa, José Alberto de Azeredo Lopes é diplomado pelo Institut Européen des Hautes Études Internationales e Auditor da Hague Academy of International Law.

Na área da docência, é Professor Convidado da Blanquerna Comunicació, Universitat Ramon Llul, Barcelona.
Foi diretor da Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa (2005-2006) e do Gabinete de Estudos Internacionais da mesma Universidade (1993-2004).

Foi membro do Grupo de Trabalho sobre o serviço público de televisão, nomeado pelo XV Governo Constitucional, 2002.

Foi relator para o Sector Judicial, Missão do Banco Mundial em Timor-Leste (Joint Assessment Mission for East Timor), 1999. No mesmo ano, foi coordenador e membro de uma missão de observadores internacionais à consulta popular em Timor-Leste.

Foi Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (2006-2011).

Lecionou cursos breves e foi conferencista em várias Universidades e instituições portuguesas e estrangeiras.

Atuou como perito na área da liberdade dos media, junto da Representante da OSCE para a Liberdade dos Média (Viena, 2014).

É conferencista do Instituto de Defesa Nacional, tendo anteriormente sido conferencista do Instituto Superior Naval de Guerra, em temas relacionados com os conflitos armados e com a geopolítica.

As suas áreas de investigação principais são, atualmente, o direito de autodeterminação dos povos, o uso da força nas relações internacionais, os direitos humanos e os conflitos armados.

É cronista do JN e comentador da RTP2 para questões internacionais.

Desde 2013, Chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Porto.

 

Atualizado em: 16-12-2015 08:46 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer