Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa Nacional encerra Presidência Portuguesa do G7++ Amigos do Golfo da Guiné em Cabo Verde 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes vai deslocar-se a Cabo Verde para encerrar a presidência portuguesa do grupo G7++ - Grupo de Amigos do Golfo da Guiné.

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, vai estar nos próximos dias 2 e 3 de dezembro na cidade da Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde, para encerrar a presidência portuguesa do grupo G7++ - Grupo de Amigos do Golfo da Guiné e realizar vários encontros com entidades cabo-verdianas no âmbito do desenvolvimento das ações de cooperação técnico-militar entre os dois países.

Portugal assumiu a presidência do G7++ - Grupo de Amigos do Golfo da Guiné durante 2016. Este grupo reúne vários Estados e Organizações Internacionais e Regionais que no âmbito do G7 seguem de perto o desenvolvimento das questões relacionadas com a segurança na região do Golfo da Guiné, no sentido de promover a cooperação entre os seus Estados-membros designadamente no domínio da segurança marítima. Portugal foi o primeiro país não membro do G7 a receber a presidência deste grupo no início de 2016, sucedendo à presidência francesa. O Ministro da Defesa Nacional encerrará amanhã na cidade da Praia a última reunião a realizar sob presidência portuguesa.

Durante a sua visita a Cabo Verde, o Ministro da Defesa Nacional terá um encontro de cortesia com o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia da Silva, e realizará no sábado um encontro bilateral com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, das Comunidades e da Defesa, Luís Filipe Tavares, durante o qual se fará uma avaliação e o balanço das diferentes atividades de cooperação dos dois países no âmbito da defesa.

O Ministro da Defesa Nacional participará ainda na cerimónia de assinatura de protocolos de intenções de adesão ao Fórum do Mar dos Países da CPLP por parte da Guarda Costeira, Agência Marítima e Portuária e Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar da Universidade de Cabo Verde, que decorrerá na sexta-feira a bordo do navio hidrográfico da República Portuguesa “Almirante Gago Coutinho.

Atualizado em: 01-12-2016 16:49 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer