Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa Nacional denuncia contratos dos Pandur 
 
 
A decisão resulta do repetido incumprimento do contrato para fornecimento de 260 viaturas blindadas Pandur.

Esta proposta, apresentada pelo ministro José Pedro Aguiar-Branco, foi aprovada em Conselho de Ministros no dia 18 de outubro, permite terminar com "um impasse que se mantinha desde 2010" com o fornecedor, a General Dynamics, devido a "sucessivos atrasos" na entrega de equipamentos.

A decisão é sustentada por pareceres jurídicos requeridos pela tutela e foi desenvolvida em articulação permanente com o ramo. O Ministro da Defesa Nacional confirmou que na próxima revisão da Lei de Programação Militar irá tentar ser encontrada uma solução para adquirir “um equipamento alternativo e financeiramente mais fácil de acomodar”, tendo em conta a presente situação das contas públicas.

De acordo com a contabilização feita pelo Chefe de Estado-Maior do Exército, General Pina Monteiro, foram entregues 166 blindados, dos quais 119 foram aceites pelo Exército.

Com o cancelamento do contrato, não haverá lugar ao pagamento de 130 milhões de euros devidos pelas 94 viaturas Pandur que serão canceladas e também pelas 20 viaturas anfíbias que se destinavam à Marinha.

 

Atualizado em: 24-10-2012 12:37 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer