Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa: “NATO e EU têm de ser verdadeiros parceiros estratégicos” 
 
 
Os Ministros da Defesa dos Estados-membros da União Europeia estiveram na terça-feira reunidos no Luxemburgo para debater as ameaças híbridas e a iniciativa de capacidades para apoiar a segurança e o desenvolvimento.
 

O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, defendeu no encontro que “a NATO e a UE têm que ser verdadeiros parceiros estratégicos na prevenção e reação às ameaças híbridas”.

Na sessão de trabalhos, coordenada pela Alta Representante da União Europeia, Federica Mogherini, na qual esteve também presente o Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, os ministros debateram a forma de fazer face às ameaças híbridas, a fim de aumentar a resiliência da UE e dos seus países parceiros.

Segundo o Ministro da Defesa Nacional, “o reconhecimento das nossas vulnerabilidades às ameaças híbridas requer, agora, que trabalhemos, de forma calendarizada, para implementarmos uma abordagem integrada que sincronize os diferentes instrumentos da UE, como plataforma de fomento da resiliência às ameaças comuns”.

Azeredo Lopes sublinhou, ainda, perante os seus homólogos, que é decisivo “partilhar informação atempadamente, melhorando os sistemas de alerta precoce e mantendo o quadro de conhecimento situacional”.

O Ministro da Defesa Nacional sublinhou durante a reunião ministerial como a “segurança e desenvolvimento são elementos fundamentais para a promoção da paz e da estabilidade.” Por esse motivo, defendeu “a capacitação dos nossos parceiros na prevenção e gestão de crises”, afirmando que “Portugal apoia uma rápida operacionalização” desta capacitação.

Relativamente à reunião do Conselho NATO-Rússia agendada para hoje, Azeredo Lopes afirmou que “Portugal sempre defendeu a necessidade de não se quebrar o diálogo, de se manterem pontes”, considerando que “é sempre positivo que duas partes, mesmo que divididas profundamente quanto a alguns tópicos, possam dialogar”.

Atualizado em: 20-04-2016 10:32 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer