Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa de Espanha, França, Itália e Portugal preparam próxima Cimeira da NATO 
 
 
A menos de dois meses da Cimeira da NATO em Varsóvia, o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, participou numa reunião preparatória com os seus homólogos francês, Jean-Yves le Drian, espanhol, Pedro Morenés e italiana, Roberta Pinotti.
 

A menos de dois meses da Cimeira da NATO em Varsóvia, o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, participou numa reunião preparatória com os seus homólogos francês, Jean-Yves le Drian, espanhol, Pedro Morenés e italiana, Roberta Pinotti. A reunião teve lugar quinta-feira, 12 de maio, em Toulon, França.

Os titulares da pasta da Defesa estiveram reunidos para concertar posições sobre vários pontos da agenda da Cimeira. No encontro, os governantes abordaram temas como o combate ao terrorismo enquanto ameaça global, a  reconfiguração das operações marítimas – em especial no mediterrâneo-, bem como o reforço da cooperação NATO-UE.

As 28 nações da Aliança Atlântica estarão reunidas na Cimeira da NATO em Varsóvia, nos próximos dias 8 e 9 de julho, para decidir como prosseguir a adaptação da organização face à evolução do ambiente de segurança na periferia da Europa. Na Cimeira de Varsóvia deverá ser reafirmada a unidade, coesão e solidariedade dos Aliados, demonstrando que a NATO está preparada para responder a todo o espetro de ameaças, seja qual for a sua origem ou natureza. 

Os líderes da Aliança deverão assumir o compromisso de reforçar a defesa coletiva dos seus membros, de participar na gestão de crises e de robustecer a segurança cooperativa.

Esta será a 27ª cimeira, desde que a aliança foi criada em 1949. A última, teve lugar em Gales, no Reino Unido, em 2014.

Atualizado em: 19-05-2016 14:39 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer