Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Militares no Iraque recebem visita de Natal do Ministro da Defesa 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, deslocou-se hoje à base de Besmayah, Iraque, para dar "um abraço" aos militares portugueses.
 

O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, deslocou-se hoje à base de Besmayah, Iraque, para dar "um abraço" aos militares portugueses que vão passar o Natal longe das famílias, e agradeceu-lhes o "trabalho magnífico" que tem realizado.

"Quando no Iraque temos 32 militares que estão a participar com brio numa missão e que estão sem poder regressar para junto dos seus, vem o ministro dar-lhes um abraço e dizer-lhes o quanto os respeita e o quanto estão a fazer um trabalho magnífico", afirmou Azeredo Lopes, em declarações aos jornalistas, na base militar de Besmayah, a 50 quilómetros de Bagdade.

Destacado na operação da coligação internacional anti-Daesh, o atual contingente nacional, o 6.º, está no Iraque desde 20 de novembro passado, devendo regressar a Portugal em maio do próximo ano. A maioria dos militares do atual contingente pertence à Brigada Mecanizada do Exército.

Acompanhado pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Pina Monteiro, e pelo chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, o Ministro da Defesa assistiu a um desfile das forças em parada e cantou o Hino Nacional com os militares, com quem almoçou em seguida.

Numa breve intervenção, depois das honras militares, o ministro da Defesa Nacional referiu-se à missão dos portugueses no Iraque como uma missão "de que não se fala ainda o suficiente", apesar da "sua importância para a construção da paz".

"Através de vós, se representa em muito todos aqueles que neste Natal não vão poder estar em casa, com as mulheres, com os filhos, com os pais", sublinhou, referindo ainda os militares portugueses na República Centro Africana e nas outras missões no estrangeiro.

Atualizado em: 22-01-2018 14:47 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer